-
Arquitetos: Estúdio Ubuntu
- Área: 180 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Manuel Sá
-
Fabricantes: Act 3D B.V., Adobe Systems Incorporated, AutoDesk, Cerâmica Martins, Gerdau Corsa, Portobello, R.A. Serralheria, Saint-Gobain, Schneider Electric, Sil, Sun House, Trimble Navigation, Votorantim
Descrição enviada pela equipe de projeto. A reforma desse sobrado geminado, tipologia muito comum na cidade de São Paulo, foi direcionada para receber um Residencial Terapêutico que atende, orienta e abriga pacientes em estado de sofrimento mental.
Seu uso, extremamente específico, tem diversas dinâmicas projetuais que o diferem de um projeto comum:
Os pacientes devem ter sua identidade preservada assim como sua privacidade.
O acesso à remédios, facas e outros objetos perigosos devem ser controlados.
A casa deve oferecer suporte às atividades comuns do dia a dia, servindo simultaneamente de espaço de convivência, descompressão, privativo e analíticos/combativos.
O escopo consiste em:
- Criação de um consultório de atendimento e de um vestiário para funcionários no local destinado à garagem.
- Criação de uma varanda na fachada norte envolta por planos executados em cobogós (elemento vazado cerâmico), permitindo uma condição singular de ventilação e iluminação ao mesmo tempo que protege a identidade dos pacientes criando uma relação cenográfica de semi transparência com a rua.
-Remoção de 3 paredes internas e instalação de estrutura metálica, permitindo a criação de um layout livre que permitiu a implantação de uma cozinha integrada a sala, ao mesmo tempo que atua como obstáculo poroso para o acesso dos pacientes à facas e outros elementos perigosos.
-Criação de 2 suítes e um lavabo social no térreo e execução de 2 banheiros para atender 3 quartos no andar superior.